domingo, fevereiro 11, 2007

Saudades da Bahia.



Fui até a casa da vizinha de baixo para mandar a água para cima. Verão e é sempre a mesma coisa. A cidade sofre com a falta d’água, as pessoas se irritam por não conseguirem realizar tarefas caseiras.
Instalei a bomba com o meu irmão, fiquei segurando a mangueira. A senhora, dona da casa se aproximou e pediu para que eu enchesse um potinho com água para que ela molhasse as plantinhas.
Assim o fiz, várias vezes. Enquanto isso, observei como ela realizava aquela tarefa com tanto cuidado e dedicação. Não conheço muito de plantas e flores, confesso, porém as acho lindas e tenho certeza de que são capazes de dar vida a qualquer ambiente.
E fui perguntando os nomes e como tinham que ser cuidadas, ela falava enquanto virava a água. Entre orquídeas e samambaias, deixava respingar sem perceber na sua camisolinha branquinha e fina.
A senhora usava uma toquinha no cabelo, tinha os olhinhos vivos como se somente o corpo tivesse envelhecido. Completamente lúcida e ativa. A pele enrugadinha não tinha espaço e nem se sobressaía perante tanta vividez.
Conversa vai, assunto vem. Ela é da Bahia, “baianíssima”, como ela mesma disse. Morava ao lado do Bonfim. Com um suspiro, já sentada na cadeira, falava das praias, da comida, e eu transcendia nas suas palavras e histórias.
Perguntei se tinha saudades, nem sei porque o fiz, se já sabia que tinha, vendo o seu modo de relembrar os momentos. Porém, uma observação veio sem que eu esperasse: “Não dá para ficar só lembrando, agora eu moro aqui”.
E de um segundo para o outro, o assunto virou alegria. Carnaval, Rio, escolas de samba, folia.
Por tanto viajar nas suas palavras, acabei relaxando a mão que segurava a mangueira ligada à bomba e me molhei inteira. Ela riu, meu irmão sacaneou. Logo, com um sorriso simples no rosto, a senhora pediu licença e entrou. E eu fiquei ali, com a saia molhada, uma alegria tímida e instantânea, imaginando como seria sambar na Bahia.
Dedico esse post ao baiano mais carioca do meu coração. Beijos pra você, Heron!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oh soh pude ler agora, desde o dia q vc me disse, pois viajei e vc sabe..
qnd li o título me veio a mente oh minha bahia, q eu qze não conheço exceto por porto seguro, oh meu salavador esse q não volto lá desde q tinha 15 dias..e tbm me imagino no pelô ao som de uma batucada "quebrabdo tudo", e se Deus quizer e tudo der certo, acho q depois do carnaval devo ir a bahia(salvador) a trabalho mas tah valendo, aih chego no fim vc dedica o texto pra mim, brigadinho e beijos pra vc tbm!

8:50 PM  

Postar um comentário

<< Home